1958

BMW Isetta 300

ALEMANHA

A Isetta é com certeza o microcarro mais conhecido dos brasileiros por ter sido produzido no país pelas empresas ROMI, de Santa Bárbara do Oeste (SP), com o nome de Romi-Isetta.

Sua história começa na Itália, quando a Isothermos, fabricante de radiadores elétricos e refrigeradores se aventura na produção de Scooters e de carros. Em 1952, já com o nome de ISO, surge o 1º protótipo da Isetta, nome carinhosos dado a este pequeno carrinho em formato de ovo, com uma única porta na frente que, não por acaso, lembrava as geladeiras da época. A ideia era produzir um meio de transporte econômico, como as motocicletas, mas que fornecesse um mínimo de conforto e proteção para quem dirigisse. Foi lançado com grande otimismo no Salão do Automóvel de Torino em abril de 1953. Mas a reestilização do Fiat Topolino e a chegada do Fiat Cinquecento criaram uma concorrência forte. Com apenas 15% a mais era possível comprar um carro muito mais potente. Resultado: Pouco mais de 1.000 unidades foram produzidas. O sucesso viria através da BMW. A empresa comprou a licença da ISO e em abril de 1955 lançou a BMW Isetta, um carro com um motor monocilíndrico de 4 tempos da motocicleta BMW R25. No ano seguinte lançou no Salão do Automóvel de Frankfurt a versão de maior sucesso, com os vidros laterais deslizantes, melhorando em muito a ventilação. Este modelo foi produzido até 1961, totalizando 160.000 “Motocoupês”. Para muitos, esse foi o modelo que salvou a BMW de uma falência após a segunda guerra mundial. A nossa BMW Isetta aqui exposta é uma versão Export  300, europeia, de 295 cc, desenvolvendo 13 cv e atingindo 85 km/h.

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Ficha Técnica