O Zündapp JANUS 250 foi sua primeira e única tentativa de produzir carros.
O estranho modelo desenhado pelo projetista Claudius Dornier usava duas “portas de geladeira”, como a Isetta. Uma dava acesso ao banco dianteiro e outra ao traseiro. O detalhe é que as pessoas se sentavam umas de costas para as outras.
Por isso ganhou o nome de Janus, o deus romano que tinha face nos dois lados da cabeça – uma voltada para a frente, o futuro, e a outra para trás, em apreciação ao que já passou.
Lançado em 1957 e concebido como um “carro bolha de qualidade”, o Janus usava o motor de 250 cc da motoneta Bella posicionado exatamente no centro do carro, desenvolvia 14 hp e levava o carro de 425 Kg a 80 Km/h.
Custando apenas 13% a menos que o Fusca, um carro mais espaçoso, convencional e capaz de viajar a 100 km/h, o Janus vendeu somente 6.902 unidades entre 1957 e 1958, fazendo com que a Zündapp abandonasse o projeto e vendesse a fábrica para a Bosch.